Lógica de programação, o alicerce de um programador

Lógica de programação é a forma como utilizaremos o nosso raciocínio para o desenvolvimento de programas de computador. Para começar vamos entender as duas palavras de forma separada: lógica e programação.

  • Lógica: é a utilização do raciocínio válido para que se atinja determinado objetivo, isto é, o que é correto, o que é assertivo fazer para que eu consiga realizar algo.
  • Programação: é o ato de estabelecer um programa.

A utilização da lógica no processo de desenvolvimento de programas de computador é essencial para que possamos estabelecer e garantir o bom e correto funcionamento dos nossos programas.

A lógica de programação na construção de Algoritmos

Através da lógica de programação criamos algoritmos, que nada mais são do que os programas propriamente ditos, isto é, os códigos que desenvolvemos são chamados de algoritmos.

Algoritmos são sequências de passos lógicos que visam atingir um determinado objetivo. Como um exemplo clássico de algoritmo podemos citar uma receita de bolo. Uma receita de bolo possui passos lógicos, não redundantes e exatos para que possamos fazer um bolo. E é assim que deve ser um algoritmo (código) de um programa de computador. Veja um exemplo:

Algoritmo Somar dois números

Inicio

  1. numero1 = 0;
  2. numero2 = 0;
  3. soma = 0;
  4. Ler(numero1);
  5. Ler(numero2);
  6. soma = numero1 + numero2;
  7. Escrever (soma);

Fim

Testando sua lógica

lógica de programação

Isto, apesar de não parecer, é um teste interessante para verificar a forma como você raciocina e como você se sairá ao colocar sua lógica de programação em prática.

Uma pergunta simples: como recarregar a bateira de um celular?

Muito provavelmente alguns devem ter respondido: basta colocá-lo na tomada!

Então, vou replicar dizendo: pegue seu celular e tente colocá-lo na tomada agora. Você consegue colocar o aparelho em uma tomada? Certamente não. É por isso que um carregador se faz necessário. E além disso, também é preciso que haja energia elétrica no local onde você se encontra e uma tomada onde se possa conectar o carregador.

E agora você diz: Mas isso é lógico!

E eu digo: Exatamente!

Eric Cancellgliere

Sou analista de sistemas, programador e técnico em informática. Atuo na área de tecnologia desde 2007. Gosto de ensinar o que aprendi (e também de aprender o que ensino), afinal, compartilhar conhecimento não faz com que se crie concorrência apenas, mas sim com que possamos contar com profissionais mais qualificados no mercado.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.