Sobre

Meu nome é Eric Cancellgliere, sou analista de sistemas, programador e técnico em informática, atuante na área de tecnologia desde 2007. Assim como a grande maioria das pessoas que ingressa no ramo de TI (Tecnologia da Informação), eu era um curioso que gostava de computadores, vídeo games e coisas eletrônicas, sempre pensando em ter uma profissão que primeiramente me permitisse trabalhar à vontade, depois, que me rendesse um bom salário e, finalmente, que eu me sentisse bem fazendo. Bom, foi exatamente o inverso que aconteceu.

Eu me interessei tanto pela informática (tecnologia) que comecei a fazer meu curso Técnico em Informática por gosto mesmo, não por ser algo que me levaria a receber um alto salário em uma boa empresa. Nesta época, pasmem, eu não possuía computador em casa! Imaginem a situação de alguém que está fazendo um curso de tecnologia, focado em desenvolvimento de sistemas, que não possui um computador para estudar. Complicado, não é? Não para mim! Fazia todos os meus programas no caderno, testando se funcionavam também no caderno, verificando linha por linha do código. E sim, senhores e senhoritas, a maioria dos programas sempre funcionava quando transcrevia-os para o computador da escola técnica. Fui um dos melhores alunos da minha turma (entre os 3 ou 5 melhores), reconhecido pelos professores e colegas.

Depois veio a faculdade de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Antes que vocês se perguntem, sim, agora eu tinha um computador (risos). E aqui as coisas foram bem mais tranquilas, devido a experiência que havia adquirido no curso técnico. Mais uma vez, focado nos estudos e prestando atenção às aulas, fui um dos melhores alunos da turma, me formando em agosto de 2012.

Durante meus estudos no curso e na faculdade, percebi que procurar por conteúdo sobre programação na internet poderia ser um pouco frustrante, isto é, não se encontra muitos sites ou blogs da área com conteúdo de qualidade, em português e feito por profissionais focados. E quando encontramos, dificilmente trazem uma linguagem familiar para nós, que seja fácil de compreender e que esteja relacionada exatamente com aquilo que estamos procurando. Foi aí que surgiu o Programação em Foco.

Este blog é destinado principalmente para leigos e recém-ingressados na área de programação / desenvolvimento de software. Tentarei fazer aqui o que gostaria que tivessem feito por mim quando estudava. Estou sempre disposto a conversar e responder cada um de vocês que acessar o blog e me procurar. Vamos fazer com que o Programação em Foco se torne a maior e melhor comunidade de programadores da internet e compartilhar nossos conhecimentos com todos os que estiverem dispostos a aprender.

Muito prazer, eu sou #ProgramaçãoemFoco !