Dado e Informação – Diferenças

Se você procurar a diferença entre dado e informação na internet, certamente irá encontrar centenas, talvez milhares de resultados com a resposta para a sua pesquisa. Na maioria destes resultados, ou a resposta será curta demais ou “enfeitada” demais. Mas se você esta acessando esta página agora, já deve ter conseguido entender apenas pela imagem acima o que é um dado e o que é uma informação. Vejamos uma objetiva e breve explicação sobre ambos logo a seguir.

Dado

De forma direta, dado é qualquer atributo isolado que não tenha uma representação significativa por si só. Por exemplo: pegue meu nome, Eric Cancellgliere. Se vocês fornecerem apenas meu nome para uma pessoa que não conheça meu trabalho, é quase certo que tal dado não signifique nada para esta pessoa. Um dado sozinho não faz sentido.

O mesmo acontece se eu lhes fornecer apenas a data 15/09/2015. O que esta data lhes diz? Provavelmente, nada! Contudo, se eu falar que esta data é a data em que o blog Programação em Foco foi criado, vocês passarão a possuir uma informação.

Informação

Você já foi parado (a) na rua e já lhe fizeram a seguinte pergunta: “Moço (a), você pode me dar uma informação?”. Isto já aconteceu com quase todo mundo. Geralmente as pessoas perguntam onde determinado lugar fica, se a rua tal está próxima, se conhece fulano, etc.

Quando alguém pergunta, por exemplo, “onde fulano mora?” e você responde que mora na rua tal, número tal, que fica a tantos metros (ou quilômetros) seguindo por tal caminho, está passando um conjunto de dados. A isto é dado o nome de informação.

Podemos ainda definir informação como um conjunto de dados que possuam alguma relação.

Relação entre dado e informação

E agora você deve estar se perguntando: “E como ali em cima você disse que a data 15/09/2015, que é um dado isolado, é uma informação?”. A resposta é simples: a data deixou de ser um dado isolado quando eu disse que é a data de criação do blog Programação em Foco. Vejam que outros dados foram dados, isto é, a partir do momento em que foi dito que é a data de criação de um blog e o nome do blog, passou a ser uma informação.

Agora que ficou fácil e que você já sabe a diferença entre dado e informação, que tal comentar e compartilhar e dar aquela força para o blog?!

Eric Cancellgliere

Sou analista de sistemas, programador e técnico em informática. Atuo na área de tecnologia desde 2007. Gosto de ensinar o que aprendi (e também de aprender o que ensino), afinal, compartilhar conhecimento não faz com que se crie concorrência apenas, mas sim com que possamos contar com profissionais mais qualificados no mercado.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.